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Empresários de Pernambuco – Veja como a Anexo Gestão Contábil se multiplica para sua empresa

Nosso objetivo é produzir uma Consultoria de alto nível para garantir tranquilidade, reduzir seus impostos e orientá-lo para que sua empresa possa ter resultados e nunca venha ter problema com a Receita Federal do Brasil. Seguindo nossas recomendações técnicas o sucesso empresarial é garantido.

Conhecemos de perto o dia a dia corrido dos empresários, por isso nossa nossa Consultoria Especializada é um grande diferencial. Contrate a segurança de suas rotinas, processos e controles internos em conformidade com o mercado e o fisco.

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Diagnóstico Empresarial

Conheça como funciona nossa consultoria

Quando falamos em diagnóstico empresarial, referimo-nos a uma série de ações, análises e avaliações realizadas de forma interna e externa, com a finalidade de observar toda a realidade na qual a organização se encontra.

Fazemos isso por meio de diversas ferramentas, com a proposta de nos mostrar dados objetivos, para que façamos peças que auxilem na tomada de decisões mais acertadas. É dessa forma que conseguimos saber exatamente o que pode ser mantido e o que deve ser aprimorado, em prol de aumentar as conquistas organizacionais.

Geralmente, ao abrir o próprio negócio, costumamos realizar um planejamento e traçar caminhos que nos levem à consecução dos objetivos. No entanto, é preciso ter em mente que, com o tempo, fatos imprevisíveis aparecem e transformações tecnológicas acontecem. Isso nos obriga a revisar e adequar aquele plano delineado do início.

Assim, quem deseja ter um uma empresa rentável e saudável precisa conhecer suas particularidades.

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Entre as vantagens de realizar o diagnóstico, podemos citar as seguintes:


Não agir no escuro

É preciso ter mais clareza das prováveis consequências antes de escolhermos um caminho. Um acontecimento comum em muitos negócios é o gestor olhar para apenas um aspecto dos resultados e, a partir dele, fazer suposições da realidade.

Por exemplo, em uma dada empresa, é possível se notar um bom desempenho na sua rentabilidade. Ao primeiro olhar, isso poderia passar a impressão de haver grandes êxitos. No entanto, se nesse mesmo negócio percebermos baixa lucratividade, a história já muda de figura, já que isso poderia significar gastos elevados. Ter essa noção nos livraria de evitar decisões com erros irrecuperáveis.

Obter insights relevantes

Ao levantarmos todas as informações sobre as reais circunstâncias, temos, em nossas mãos, materiais ricos, como relatórios e gráficos. Eles são capazes de nos dar insights poderosos, para refinar o plano de negócios. Essas percepções podem, ainda, ser usadas para suposições e posteriores testagens — isso tudo ajuda a tornar a empresa mais competitiva.

Reduzir gastos

Determinadas decisões tomadas no começo do negócio, como aquelas relacionadas à tributação, podem não ser mais as melhores escolhas para a atualidade. O crescimento da empresa ou as mudanças em leis, por exemplo, fazem com que precisemos pensar em soluções que tragam mais reduções nos custos.

Descobrir riscos

Na gestão de um negócio, uma das principais questões a serem levadas em conta é com relação aos riscos empresariais.

Os riscos fiscais, por exemplo, dizem respeito a questões envolvendo tributos e declarações. Caso façamos uma declaração errada de dados, essa atitude pode ser interpretada como sonegação de impostos, colocando o negócio em grande perigo.

Riscos estratégicos também devem ser evitados, já que o desalinhamento dos objetivos com as ações levaria a empresa a se prejudicar seriamente. Tais ameaças precisam ser descobertas de forma rápida, para evitar perdas na produtividade e nas finanças. O diagnóstico, então, auxilia-nos a encontrar as maiores áreas de riscos, a fim de que possamos removê-los o mais rápido possível.

Descobrir o grau de maturidade do negócio

O grau de maturidade em uma empresa tem a ver com os conhecimentos adquiridos e a possibilidade de transformá-los em benefícios, para um processo de evolução contínua. Ter essa noção permite implementar um processo de melhoria constante, para oferecer melhores produtos e serviços aos clientes — além de mais lucro aos gestores.

Estar por dentro da legislação

Algumas normatizações mudam, deixando os processos de uma empresa ultrapassados. Além disso, existem práticas obrigatórias para serem seguidas. No controle patrimonial, por exemplo, a legislação exige o registro por meio de demonstrações contábeis. Esse é outro aspecto que deve ser avaliado no momento do diagnóstico.

Neste aspecto, contar com uma assessoria jurídica preventiva e atuante no dia a dia empresa facilita o acompanhamento das novidades da legislação e ajuda a colocar em prática ou mudar procedimentos e obrigações trazidos por essas novas normais legais.

Aproveitar as oportunidades

Todo esse mapeamento permite, ao gestor, ter mais conhecimentos das vantagens e desvantagens existentes nos ambientes. Com isso, compreendemos onde estão as oportunidades que farão o empreendimento crescer e evitamos escolhas erradas que poderiam levá-lo à falência.

Realizar essa ação de tempo em tempo é essencial, já que mudanças — como, leis, impostos, inflação, concorrência, tecnologia — impactam o ambiente interno e o desempenho da empresa também.

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Como fazemos o diagnóstico empresarial


Coleta de informações

O primeiro passo é coletar os dados sobre todas as áreas da organização, a partir de cada atividade desempenhada. Nesse momento, é preciso saber a realidade na qual a empresa se encontra, como:

  • resultados financeiros;
  • satisfação dos colaboradores;
  • desempenho das vendas;
  • reclamações dos clientes;
  • produtividade interna.

    Análise de dados

    Nesse passo, organizamos todas as informações obtidas e as colocamos em planilhas ou gráficos. Isso nos ajuda a ter uma visão mais ampla de todo o negócio e, ainda, a comparar tais resultados com aqueles com obteremos futuramente.

    Identificação dos problemas

    Nesse momento, precisamos identificar quais são as falhas e quando elas ocorrem, além de descobrir possíveis oportunidades para a empresa se desenvolver. É a partir disso que entendemos as prioridades de intervenção e o momento adequado para novas ações.

    Proposta de intervenção

    Por fim, após ter todas as informações em mãos e ter identificado as maiores falhas, podemos pensar em soluções para serem implementadas. O planejamento deve ser montado, com detalhes envolvendo metas, planos de ação e a definição de prazos para que os resultados sejam avaliados novamente.

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    Quais as áreas importantes para serem diagnosticadas?


    Estratégias de curto, médio e longo prazos

    Ter metas claras é fundamental para o progresso de cada negócio. É a partir delas, afinal, que as estratégias serão adotadas. Os curtos, médios e longos prazos estão relacionados ao tempo, sendo, em média, o seguinte:

  • curto prazo: menos de 1 ano;
  • médio prazo: até 5 anos;
  • longo prazo: a partir de 5 anos.

    A estratégia tem a ver com o modo como cada ação será realizada. Por exemplo, se o objetivo for aumentar a clientela, uma estratégia interessante poderia ser o investimento em marketing digital.

    Sendo assim, quais estratégias têm sido adotadas até agora e quais podem ser implementadas? Em quanto tempo os objetivos foram alcançados? Pense nesses tipos de questões.

    Indicadores financeiros

    Não existe empresa que cresça sem um bom acompanhamento financeiro. É a partir dos indicadores que temos noção da saúde das finanças e entendemos a realidade do negócio. Eles nos mostram rentabilidade, liquidez, lucratividade e estrutura de capital, por exemplo. Com isso, o processo decisório se torna mais efetivo, com mais chances de trazer sucesso.

    Resultados com marketing

    Por fim, após ter todas as informações em mãos e ter identificado as maiores falhas, podemos pensar em soluções para serem implementadas. O planejamento deve ser montado, com detalhes envolvendo metas, planos de ação e a definição de prazos para que os resultados sejam avaliados novamente.

    Desempenho dos colaboradores

    Outro ponto importante a ser analisado é o desempenho dos colaboradores, já que o resultado pode nos indicar diversas circunstâncias. Quando insuficiente, por exemplo, é importante:

  • revisar os processos de recrutamento e seleção, a fim de notar se os funcionários escolhidos estão realmente alinhados com as necessidades da empresa;
  • avaliar clima e cultura organizacionais, uma vez que eles influenciam na motivação, na produtividade e na retenção de talentos (um clima ruim, por exemplo, induz ao turnover, impactando na performance final);
  • revisar os processos de treinamento e desenvolvimento, pois são eles que preparam o colaborador para realizar as atividades que levarão ao alcance dos objetivos.

    Logística

    Empresas que trabalham com entregas, principalmente, precisam de uma logística bem delimitada, a fim de não gastar recursos de forma desnecessária.

    Isso significa que o estoque tem de conter a quantidade certa de produtos para atender a todos os pedidos. Já para a entrega das mercadorias, é importante traçar uma rota, buscando economia de tempo e de combustível.

    Ter condutas para evitar perdas e avarias nesse sentido também é importante. Outra ação a ser revista, nessa área, é a da devolução de produtos. É interessante pesquisar, inclusive, se tem havido gastos exagerados.

    Vendas

    O desempenho das vendas nos mostra o tamanho do sucesso que a empresa tem tido. Quando baixas, precisamos investigar aspectos como:

  • As ações de marketing estão alinhadas com o público-alvo?
  • A qualidade dos produtos ou serviços é boa?
  • Como anda o nível de satisfação dos compradores?
  • Quais os níveis de reclamações e elogios recebidos?
  • Qual a usabilidade do site da empresa? As páginas carregam rápido? As descrições e fotos dos produtos estão boas.

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    PERGUNTAS E RESPOSTAS

    • Para abrir a sua empresa será necessário o envio dos documentos de registro (cópias autenticadas de RG, CPF, CRM e comprovante de endereço). Você receberá um e-mail detalhado com os procedimentos necessários. As despesas relativas a abertura da sua empresa poderão ser parceladas se desejar. Há também as despesas junto ao CRM que serão pagas a parte.

    • Você poderá sim distribuir seus lucros com isenção de impostos desde que mantenha a escrituração contábil obrigatória (incluso nos serviços mensais), os impostos em dia e encargos sociais de colaboradores, se houver, em dia. Assim, você paga os impostos e depois de deduzido as despesas da empresa os lucros serão distribuídos com isenção de impostos ao(s) sócio(s).

    • Primeiramente, sobre o ponto de vista tributário, na pessoa jurídica você sabe exatamente o quanto pagará. Na pessoa física você terá de efetivar o calculo dos seus impostos mediante duas tabelas: Tabela Progressiva do IRPF e INSS. No caso do IR se você tiver um rendimento mensal acima de R$ 4.664,68 a sua alíquota de IR será de 27,5% além do INSS.

    • Sim existem. Uma delas é a diminuição dos riscos tributários e judiciais. Na pessoa física todo e qualquer risco incorre diretamente sobre a própria pessoa física, sem qualquer filtro de proteção, sendo que na pessoa jurídica seria necessário descaracterizar a personalidade jurídica para que o sócio seja responsabilizado. Há de se considerar que os médicos são pessoalmente responsáveis diante do Conselho Regional de Medicina com relação ao exercício de suas atividades profissionais.

    • O Simples Nacional não é restrito para clínicas. Cabe uma análise tributária para saber qual é o melhor regime tributário.

    • Sim, as vezes esse regime apresenta uma economia. Cabe uma análise tributária para saber qual é o melhor regime tributário.

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